quinta-feira, 5 de julho de 2012

CBX 750 F Indy - 7 GALLO.






Hoje tive a oportunidade de dar umas voltas em uma moto que é um sonho de criança para muitos. O modelo que testei é o último lançado, tem a carenagem integral e e rodas aro 18 (dianteira 100/90/18 e traseira 130/80/18), os primeiros modelos (as importadas japonesas) tinham roda dianteira aro 16 e traseira 18, e também, não tinha carenagem completa.

O motor tem um rouco lindo, inconfundível e vem acompanhado daquele assobio único! Já tinha andado nessa moto com o escapamento original, o ronco é lindo, mas agora que está com o escape 4 em 1 e com um abafador pequeno, MEU DEUS! Por onde passei todos os olhos pareciam focar em mim! Demais a sensação de sentir todo aquele motor à disposição.



Nas ruas da cidade de São Paulo ela se mostrou um pouco grande demais, passa no corredor tranquilamente, mas tem que tomar cuidado por ser uma moto um pouco pesada. Esse peso inclusive mostra pra que ela serve, ao acelerar ela gruda no chão. Acho uma moto muito equilibrada, inclusive das motos que já tive o prazer de pilotar essa é a mais estável.

Não consegui andar só na cidade com ela, tive que esticar até a rodovia dos bandeirantes e voltar. Na estrada descobri porque é uma moto tão amada até hoje e porque fez tanto sucesso no mundo inteiro. Dizem que um modelo em boas condições chega e mantem a velocidade em 240km/h.



Frentista do posto: Me perguntou que ano era, quantos quilômetros faz com litro (medi e ela fez 14km/l, 75% cidade) e se eu venderia a moto. No pequeno espaço de tempo que sai do lado da moto pra pagar a gasolina uns 8 curiosos cercaram a moto e me bombardearam com inúmeras perguntas, foi bem legal!

Mulheres: As menininhas não olham muito pra essa moto por ser um modelo maiorzão e com linhas quadradas e a bolha enorme na frente. Tudo bem que pra algumas pessoas uma GS500 é igualzinha à uma CG125. Rsrsrs.



Garupa: O banco e a posição das alças são muito bons, tranquilamente minha namorada não reclamaria.

Pontos Positivos: Por ser uma moto desse porte ela tem um banco com o conforto da poltrona da vovó! O tamanho avantajado também me fez sentir confortável (andei uma vez em uma CBR 600 RR que não me “vestiu”), a bolha oferece uma ótima proteção aerodinâmica. O farol duplo ilumina muito bem e o conjunto de freios, amortecedores e quadro; permite um ótimo desempenho em curvas e conforto nos passeios.

Pontos Negativos: O preço das peças dela é compatível com as motos grandes e antigas, bem salgado para o bolso. Se você pretende comprar uma moto dessas procure uma muito inteira porque apesar de ser uma moto que “aguenta o tranco”, a idade e a falta de manutenção anterior podem trazer um problemão. Só para conhecimento, uma seta traseira com o espaçador custa R$230,00; fora que para achar essas peças é muito trabalhoso – acha-se, mas tem que procurar. Achar pneu aro 18 é muito difícil, esses tempos procuramos por esses pneus que estão nela, e foi bem difícil de encontrar; os originais dela pararam de ser fabricados em 2005.



Preço: Varia muito pelo estado de conservação, encontra-se algumas por ai por R$16.000,00 mas com muitos detalhes à arrumar, se você for exigente e quiser arrumar a moto ela pode custar no fim das contas o dobro disso. Há também motos zeradas na faixa de R$30.000,00. Eu sempre acho que há muita diferença entre uma moto conservada e uma moto restaurada; no fim podem ser parecidas, mas prefiro as originais.

Foi triste devolver a moto, queria poder tê-la na minha garagem e passear aos finais de semana. Foi muito bom poder “voltar no tempo” com essa moto que esta zerada, passei a respeitá-la muito mais.

Se tiver a oportunidade, nem que seja apenas um dia na sua vida, de uma volta nessa moto!

Abraços.

PS: Vale como comentário que o nome 7gallo é porque o galo era o número 50 no jogo do bicho, então a apelidaram de 7(50)Gallo.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

7 GALLO

Olá a todos, hoje tive a oportunidade de dar uma voltinha em uma CBX 750F 1993 -"vulgo" 7 GALLO- verde metálica que é de um amigo meu desde sempre.

Amanhã irei testá-la no meu dia-a-dia!!! Hoje só consigo deixar um gostinho do que senti!

Não acelerei mais primeiro porque acho que fazer isso com a moto parada é judiação, segundo porque meu amigo me mataria!

Vídeo:

Abraços.

terça-feira, 3 de julho de 2012

DT 180


Bom, vou descrever minhas impressões da dt 180!

Dt 180 1991, freio a disco na frente.


As dts, essa mais próxima é 1987 tem freio a tambor na frente.
 Um dos lugares mais bonitos da região de Botucatu, as 3 pedras. Meu pai na foto (2005). Detalhe dos equipamentos.

Essa moto eu conheço bem, afinal de contas comprei uma há 10 anos atras e ainda tenho ela.
A trilha é o começo da vida motociclistica para jovens do interior, ou que tem acesso ao interior. A primeira coisa difícil para se começar a trilha é o preço das coisas, afinal já que existem motos de preços totalmente diferentes: pode-se começar com uma dt 180 1987 de uns R$1400,00 ou com uma CRF 450 de uns R$30.000,00; depois há uma coisa que já falei pra vários amigos que compraram essas motos: COMPRE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO QUANDO COMPRAR A MOTO.

Geralmente deixamos pra comprar esses equipamentos mais pra frente, mas a chance de acontecer acidentes piores é justamente quando estamos começando. Pra mim, realmente uma coisa muito legal da trilha é que meu pai nunca tinha andado de moto na vida, e, com quase 50 anos nas costas, resolveu comprar outra dt e fazer parceria comigo. Também minha namorada e minha irmã nos acompanharam muitas vezes nesses passeios de final de semana! Um programa pra família!

A dt é uma excelente moto pra quem está começando, ela tem até potência de sobra, tem manutenção barata e tem poucas coisas pra quebrar. Com o passar do tempo e ao andar em outras motos ela passa a ser o que o pessoal da trilha chama de "cabrita": um tanto dura.

Pontos positivos: investimento inicial é baixo; por ser 2 tempos, ela tem um torque muito bom e manutenção simples; e acha-se essa moto inteira por ai- recomendo sempre levar com você alguém que entende um pouco ou que já teve alguma com você.

Pontos negativos: tem que aprender a ligar a moto, no começo (era novo) era difícil ligá-la pelo pedal; é importante saber dosar o óleo que vai junto à gasolina no tanque; e por ser a primeira moto, tomar alguns cuidados na hora da compra.

Cuidados: Procurar uma moto que tenha documento, pode ser um dut atrasado ou documento de leilão (um amigo meu de campinas quase comprou uma que o dono disse ter perdido os documentos-FRIA). Verificar se não há trincas no quadro; desativar o sistema de óleo 2 tempos e colocar direto no tanque (meu sogro comprou uma dt linda que tinha esses 2 problemas- FUJA!!!). Não andar com a moto em vias públicas (um parceiro meu de trilha perdeu uma dt por andar em vias públicas e a polícia apreendeu a moto, por sair mais caro tira-la do pátio do que comprar outra, ele perdeu a moto).

A moto em si é demais, eu sou fã de carteirinha de motos 2 tempos. Ela anda junto (se não andar na frente) de tornados, xr200, e outras. Recomendo que, quando compre a moto, troque os cabos de acelerador, embreagem, vela, faça uma troca de óleo e de filtro de ar; a minha me deixou na mão no começo por causa dessas peças. Com o tempo eu acho que quase todo mundo acaba tendo que aprender a ser mecânico, e para isso os foruns e youtube são demais!!!


A dt vai bem nas trilhas, é uma moto leve e tem a opção de pôr calço na suspensão traseira- ajuda pessoas altas, tenho 1,85m- e sem os calços é ótima pra pessoas de tamanho médio.

Final: Recomendo para quem quer começar no mundo das trilhas, pense no $- moto + equipamento.


Vou descrever a ultima trilha que fiz com 3 amigos meus, 1 tornado, 1 sahara com roupa de tornado e uma xr 200. A dt anda junto de todas. Durante a trilha toda ninguém ficou pra trás, percebi que pra passar em lugares mais estreitos e com pedras grandes a dt levou vantagem em relação à "sahara", que é mais gorda e mais pesada, e também levou vantagem sobre a xr, que também é mais baixinha; mas a tornado se saiu melhor. 
Em morros mais inclinados, tanto os que têm muita pedra quanto os que têm lama demais, a dt foi a mais complicada, porque ela tem um torque mais exaltado, e acaba ou cavando o chão ou levando a frente. De resto, por ser uma moto leve, seu desempenho é igual. 
Outro problema que passei foi que a gasolina quase acabou, enquanto as outras motos ainda tinham meio tanque, e como é comum ter que abastecer em postos por ai (sabe-se lá onde) tem que sempre levar um pote de óleo 2 tempos, porque não há garantia que o posto terá. Como não tirei fotos nessa trilha, segue uma das trilhas que fiz com esses parceiros, estando eu na XR 200 branca.







Falarei mais sobre equipamentos e motos de trilha nos próximos posts.

Abraço.

Próximas impressões serão sobre a XR 200 R.





Apresentação

Olá a todos, como algumas pessoas sabem, sou apaixonado por motos e carros. Pretendo nos próximos posts publicar impressões e "testes" de algumas motos e carros, tentando expor as qualidades, defeitos dos modelos, preço médio e minhas considerações. Durante os testes tentarei ser fiel ao fato de ser um uso de dia-a-dia, não quero fazer viagem de 3.000kms e postar; isso todos fazem.

Quero viver o meio de transporte! Sentir o vento na cara e aproveitar o veículo para o que eu uso. Penso que nem todos ao comprar um veículo querem ou conseguem viajar até o Alasca, usam o veículo no dia-a-dia, essa é minha proposta. No começo pretendo fazer "testes" com carros e motos meus e de conhecidos. Espero conseguir postar uma vez por semana e se você, que está lendo isso, quiser dar sua opinião ficarei muito feliz, seja positiva ou negativa, pois penso que um agrada e o outro ensina. 




Participo de alguns foruns na net, e recomendo a todos esses foruns, aprendo muito com eles e por eles vejo o tanto que as pessoas são curiosas, inteligentes e gostam de ajudar, formando equipes! 


www.gs500online.com.br 
www.xtzlander.com.br 
www.celtaclube.com.br 
www.bravaclub.com.br/


Como desde criança fui aquele chato que perguntava tudo e queria andar em todos os carros e motos, acho legal que alguns conhecidos me ligam e perguntam minha opinião quando vão comprar um carro ou moto.



Abraço a todos.